segunda-feira, 26 de abril de 2010

O segredo dos seus olhos...

Nunca consegui mentir para a minha mãe.

Não estou falando de omitir, que é bem diferente, mas de faltar com a verdade, naquela hora do olho no olho. Ela sempre dizia: "seus olhos não mentem, e eu sei ler direitinho o que está escrito neles". É claro que eu odiava essa falta de "privacidade", mas hoje sinto falta de ter alguém que me conheça tão bem, só pelo meu olhar...

O segredo dos seus olhos, película argentina que ganhou o oscar de melhor filme estrangeiro utiliza, de maneira sublime, as janelas da alma, como pano de fundo para um roteiro primoroso. Mas, mais fantástico que o enredo é sair do cinema sem saber qual é a moral da história. Ou melhor, sabendo que elas são muitas, porque esse é um filme que toca em várias feridas, mais ou menos doloridas, de acordo com o freguês.

A trama é bem simples: o oficial de justiça recém aposentado Benjamín Espósito (o sensacional Ricardo Darín, de O filho da noiva) começa a escrever um romance policial sobre um caso que ele mesmo investigou em 1974. Entre idas e vindas no tempo, descobrimos como um crime pode ser elucidado pela observação atenta a um simples olhar. Ao revisitar o passado pelas palavras e pela memória, Benjamin questiona, além dos detalhes do crime, a forma como conduziu sua vida até então.

A mistura de temas tão complexos, que poderia resultar em um desastre completo, aqui, funciona muito bem: pitadas sutis de comédia e romance permeiam questões profundas como violência, obsessão, insatisfação pessoal e vaidade, culminando com uma apoteose digna de Hitchcock.


Para ver, rever e aplaudir de pé.

2 comentários:

  1. Que olho é esse, mulher???

    Beijos,

    Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei seus olhos lindos, mas choquei com essa foto.

    Bjs, saudades,

    Cris

    ResponderExcluir