terça-feira, 27 de outubro de 2009

Os livros da minha infância



Minha paixão pelos livros, e não apenas pela leitura, começou cedo. Quando menina, eu facilmente trocava uma brincadeira de bonecas ou de rua por um cantinho quieto onde eu pudesse me transportar para as estórias dos livros que eu lia...
Alguns livros, que eu ainda guardo para dar de presente aos filhos que um dia terei, foram especialmente marcantes em minha infância, e é deles que pretendo falar um pouquinho...

O mais querido de todos é Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Tudo começa quando um certo dia, na beira do rio, Narizinho e Emília conhecem um besouro de casacão e o Príncipe Escamado, Rei do Reino das Aguas Claras, e vão viver uma grande aventura no fundo do rio. Lá conhecem Dona Carochinha , o Pequeno Polegar, Dona Aranha, a costureira das fadas, e Doutor Caramujo, capaz de tudo curar. Foi nessa estória também, que a Emília toma uma pílula mágica e começa a falar. Lí também as Caçadas de Pedrinho, Memórias da Emília e o Picapau Amarelo.

Existia também uma coleção de livros chamada Vagalume, da qual tenho vários exemplares. Sou apaixonada por Zezinho, o Dono da Porquinha Preta, que conta as aventuras de um garoto para que sua querida porquinha não virasse um apetitoso banquete. Tinha também as Aventuras de Xisto, O Escaravelho do Diabo, O Feijão e o Sonho, O Mistério do Cinco Estrelas, O Rapto do Garoto de Ouro, Spharion, Um Cadáver Ouve Rádio.

Não há como não falar do Pequeno Príncipe, que hoje eu considero uma leitura muito adulta, embora relate as fantasias de uma criança como qualquer outra, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade.

Como esquecer do Menino Maluquinho, que tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo, vento nos pés e só tirava nota 10, exceto por um zerinho, num tal de "comportamento"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário