domingo, 7 de fevereiro de 2010

Up in the air

Logo em seu início, o filme Up in the air (Amor sem escalas), me fez lembrar de uma fase muito marcante da minha vida. Filha mais velha, com uma irmã seis anos mais nova, acho que sempre fui muito responsável e madura, mesmo quando criança. Mas,  foi a demissão do meu pai, de uma empresa na qual trabalhou quase 30 anos, que realmente marcou minha passagem para a vida adulta. Embora ele tenha sido efetivamente o herói que eu imaginava em meus sonhos de menina, foi a primeira vez que o vi frágil, precisando do meu apoio e carinho, e isso mudou profundamente a minha forma de enxergar a vida.

No filme, Ryan Bingham (Geoge Clooney, mais lindo que nunca) é um especialista em demissões, pago para viajar pelos Estados Unidos despedindo funcionários de empresas afetadas pela crise. Frente a uma das piores notícias da vida, os recém-demitidos se desesperam, em geral, pela preocupação com o  futuro de suas famílias. Sem laços afetivos, e com um estilo de vida desapegado, passado em aeroportos, hotéis e carros alugados, Bingham tenta convencer os demitidos de que a vida ainda lhes reserva muitas possibilidades, e que todos os grandes homens da humanidade devem seus feitos a uma situação como aquela que estavam passando. Dentro do programa pós-demissional das empresas, ele faz ainda palestras para os desempregados, pregando exatamente esse desapego, a chamada "mochila vazia". Ele sugere que tudo que precisamos para viver pode ser carregado em uma mala de mão. Bagagens, leia-se laços pessoais e materiais, são âncoras que, quanto mais pesadas, mais reduzem nosso ritmo de locomoção pela vida, o que segundo ele, faz com que morramos mais rápido.

Entretanto, apesar de marcantes, as demissões são apenas o pano de fundo pelo qual passam questões como as escolhas pessoais e as "imposições" da vida moderna. Embora de forma pouco profunda, temas como ritmo de trabalho, casamento, filhos e fidelidade, são trazidos à tona, sugerindo reflexões como a que estou fazendo agora. Conclusões? Pouco prováveis que as terei...

Alguém mais assistiu para trocarmos figurinha? Para aqueles que não viram, recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário